domingo, 8 de maio de 2011

Odús e Cabala Aprenda a Fazer

                                    Odús


No momento em que nascemos, logo que respiramos pela primeira vez, todas as energias do Universo Material e Imaterial se ligam ao nosso corpo físico. Nesse momento é formada um vibração divina, um padrão de energias Divinas, Astrais e Numerológicas que são particulares, intransferíveis e atemporais.
Esse padrão é unico para cada indivíduo e nesse momento absoluto, a pessoa tem traçado o seu Odú, termo que em, Yorubá, siginifica “caminho” ou “destino”.
Existem, na África e em outros  paises que cultuam os Orixás e que procedem o jogo de Ifá,  tilizando vários e inúmeros Odús, mas tradicionalmente, aqui no Brasil, estabilizou-se dezesseis Odús. Visto dessa forma, a Cabala individual é formada, composta de 05 Odús, todos associados e resultantes da data de nascimento.
Quatro desses Odús são referentes à sua vida material e um, referente a seu caminho espiritual.
Os Odús sintetizam o potencial de cada indivíduo, seus talentos, suas limitações, a forma de agir e reagir com o seu meio. São eles que indicam traços fortes e pontos vulneráveis.Quando os conhecemos, podemosos lidar  melhor com eles e viver bem com a gente e com os outros, pois um Odú, não pode ser trocado, apenas lapidado.
1- Tome cinco pontos de partida a data de nascimento da pessoa e trace num papel, quatro linha horizontais cortadas ao meio por uma linha vertical. Esse linha vertical irá separar os algarismos em duas colunas: Uma a esquera e outra direita.
2- Na primeira coluna da primeira linha, escreva o primeiro digito do dia do nascimento  da pessoa e na segunda desta mesma linha e segundo digito do dia;
3- Na primeira coluna da segunda linha, escreva o primeiro digito do mês do nascimento da pessoa e na segunda coluna desta mesa linha o segundo digito do mês;
4- Na primeira coluna da terceira linha, escreva o primeiro digito do ano de nascimento da pessoa e na segunda coluna desta mesma linha o segundo dígito do ano;
5- Na primeira coluna da quinta linha, escreva o terceiro dígito do ano do nascimento da pessoa e na segunda coluna desta mesma linha o quarto dígito do ano;
6- Agora deve-se proceder a soma das algarismos das colunas:
Coluna 1= 10
Coluna 2= 22
Que será na redução 2+2= 4. Pois todo numero superior deve ser reduzido, somando-se todos os algarismos.
7- A seguir desenha-se uma cruz e escreva nas extremidades das mesmas as palavras TESTA, FRONTE DIREITA, NUCA, FRONTE ESQUERDA (este desenho representará os pontos da cabeça da pessoa conforme o modelo abaixo:
O número encontrado como resultado é equivalente ao centro da cabeça, representa o Abi Odú, ou Odú do nascimento e é ele que rege o destino da pessoa, suas qualidades principais e sua personalidade.
O Odú da testa relacionado á vida material da pessoa, diferentemente do numero, ou Odú do Centro, que sempre está relacionado à sua vida espiritual. Os Odús da nuca e laterais apenas servem para harmonizar a cabeça das pessoas.
8- Então, escreva o numero correspondente à soma da coluna 2 (8 no exemplo) no ponto referente à testa e o número correspondente à soma da coluna 1 (7, no exemplo) no ponto referente á Nuca.
9- Para encontrar o numero correspondente à fronte direita, some os dois numeros já obtidos (8 e 7), obtendo o resultado 15. Nessa caso, vale à pena lembrar que, caso o resultado fosse superior a 16, haveria a necessidade de reduzir a um unico algarismo. Exemplo: 17= 1+7= 8.
10- Para encontrar o numero correspondente à Fronte Esquerda, some os três numeros já obtidos: 8+7+15= 30= 3+0=3. Pois 30 á superias à 16, devendo ser reduzido como já foi dito.
11- Para encontrar o número correspondente ao Centro da Cabeça, some todos os algarismos da data de nscimento da pessoa( 1+3+1+2+1+9+7+8 ). Reduzindo sempre o resultado que ultrapassou 16. Então, nesse caso específico, encontramos 32= 3+2= 5. Este numero então, passa a ser o Odú de Nascimento, ou seja, o Abi odú, que rege o centro da cabeça da pessoa.


Os 16 Odús Arquétipos
1 – Okanran
Exú ” Onde há o bem, haverá o mal e o mundo começa na unidade.”
Pessoas com esse Odú são contraditórias; o sim pode ser o não, São sensuais, amantes apreciados e com grande atração sexual, adoram os prazeres da vida, são desordeiros e amorais.
Fazem de tudo, dependendo de seus interesses. Sâo mentirosos, manhosos, astuenciosos, mas pagadores. Entretanto são amigos e seus amigos. São alegres, serviçais, prestativos e amáveis quando convém.
Gostam de resolver problemas quando sabe que seram bem recompensados, embora pareçam desligados e despreocupados, estão semre atentos fiscalizando tudo e se intrometendo onde não devem. são provocadores e leva-e-traz.
Têm um potencial enorme para a Magia, são explosivos e muito raramente agem com razão. Têm muita sorte nos negócios, mas são insconstantes.
Se for mulher precisará ter cuidado com o útero.
2 – Ejiokô:
Ebeji
Pessoa com esse Odú adoram comer, são barulhentas e gostam do luxo e da riqueza. São extremamente trabalhadoras, brincalhonas, agressivas, mentirosas, consumistas ao extremo, teimosas e inconsequentes.
Muitas vezes, envolvem-se com a justiça por causa de roubo e, embora sejam de grande sensibilidade, agem sempre pro interesse. Riem e choram ao mesmo tempo, gostam de brigar e apreciam festas, musicas e danças.
Possuem uma intuição muito forte, parecem sempre jovens, são sinceras e nisso podem beirar a grosseria e não sabem conviver com a derrota. No amor são ciumentas e devem controlar a suas obstinação.
Quanto saúde sofrem sempre, quando se trata de vesícula e fígado, que são seus pontos vulneráveis.
3 – Etagundá
Ogum                             “É aquele que se lava com sangue”
Pessoa com esse Odú são dinâmicas, audaciosas, entrépidas, honestas, violentas e brigonas. Adoram comer e beber e são trabalhadoras eficientes.
Agem sem pensar porquê usam sempre o instinto. Emotivas, dificilmente perdoam ofensas, mas da mesma forma como se irritam, logo se arrependem. Podem ser mal-humoradas, desagradáveis, antipáticas, fingidas, mentirosas e intransigentes. Com esse caráter difícil e intratável, tendem a ser solitárias permanecendo solteiras ou sendo más companheiras.
Pessoas com esse Odú em geral são recompensadas pelos seus esforços, mas sempre sofrem por amor e com traições dos amigos. Por serem emocionalmente insconstantes, estão propensas a problemas espirituais e físicos, emboram na maioria das vezes consigam se recuperar com facilidade de qualquer doença.
Devem ter cuidados com os rins, pernas e braços.
4 – Irossum Meji

Yemanjá “Somente o mar conhece seus segredos”
Pessoas com esse Odú são protetoras, sérias, altivas, honestas e dedicadas à familia.
São fiéis, preocupando-se sempre com os outros. Embora aparentemente tranqüilas, doces e pacientes, são rigorosas, energéticas. Seus sentimentos são sempre exessivos: Ciumentos e pocessivos, são imprevisíveis, principalmente quando estão irritadas. Ás vezes, poem à prova suas amizades e não costumam perdoar nem esquecer nunca as falhas dos outros.
Não guardam segredos, são pessoas orgulhosas, vaidosas, sensuais e fascinantes, gostam do azul, de jóias caras e da vida suntuosa, mesmo quando não vivem assim.
São muitos intuitívas e místicas, possuindo grande habilidade manual e podem ter sucesso com vendas. Entretanto sofrem com traições amorosas e precisam sempre cuidar do estômago.
5- Oxê Meji
Oxum                “O Sangue corre pelas veias”
Esse Odú faz com que as pessoas sejam infantis, crédulas e, aparentemente, ingênuas. São emotivas, instáveis, sedutoras, inconstantes e infiéis. Choram e riem com a mesma facilidade. São doces como mel, quando desejam conquistar ou possuir algo, mas podem ser falsas e mentirosas quando lhe interessam.
São caprichosos, vaidosos e interesseiros. Gostam do luxo, de conforto e riqueza, adoram perfumes, jóias e roupas caras. Preguiçosos, moles e indecisos, mostram falta de interesse e de cuidado. Parecem relaxados, mas esta é a sua maneira de seduzir.
Têm mão de magia, força e proteção espiritual. Possuem uma religiosidade muito forte e são fascinados por tudo que é mistico. Quando estão com raiva, vingam-se sem piedade e por isso precisam aprender a controlar sua vaidade e egocentrismo.
Precisam sempre ter cuidado com o estômago, aparelho digestivo e o sistema hormonal.
6- Obará
Oxossi                         “Um Rei não diz mentiras. Da lenda surge a verdade!”
Pessoas com esse Odú são discretos, curiosos e introvertidos, têm muita ligação com Saturno. Possuem iniciativa, estão sempre em busca de novas descobertas e de novas atividades. São espertos, rápidos, desconfiados e estão sempre estão sempre alertas, sempre em movimento. Não param nunca.
Têm grande senso de observação, muita criatividade. Entretanto, saõ distraidas, instáveis e não são perseverantes. Têm um gosto apurado e dotes artísticos, carinhosos e apaixoandos.
Dotados de grande proteção espiritutal, costumam vencer pela força de vontade, especialmente em profissões ligadas à justiça e à economia. Devem aprender a silenciar sobre seus projetos e a determinar por onde começá-los.
Na saúde, precisam ter cuidado com o sitema linfático.
7- Odi
Omolú Obaluayê                   “Onde o poço foi feito pela primeira vez”
Pessoas com esse Odú são objetivas e realistas, mas costumam ser pessimistas inverterados, incapaz de sentir-se satisfeitos. São masoquistas, com mentalidade auto-destrutiva, gostam de exibir os seus sofrimentos, suas tristezas e doenças. Sua conduta social  é difícil e agressiva. Sâo amargos e vingativos quando frustados ou reprimidos. São obstinados e combativos por sua ambição. Gostam de viajar, são sinceros e, nos negócios, só pensam em grandes lucros.
No trabalho são meticulosos, exigentes e com mutio senso de responsabilidade, mas falta-lhes capacidade de adaptação e agilidade. São conservadores, não aceitam facilmente as mudanças. Hoje têm tudo, amanhã podem ter nada. Costumam viajar e são venais, contado vantagens por causa de escrúpulos imaginários e são capazes de renunciar a seu conforto em pró de seus semalhantes e do bem-estar da coletividade. Por isso a maioria deles optam pela solidão, renunciando à riqueza, tornando-se humildes e pobres.
Têm pouco sucesso  no casamento, pois faltam-lhe capacidade para amar, tanto a seus companheiros como às crianças. Podem ser cruéis e perigosos no amor, a mulher não costuma ligar muito para os filhos.
Ambiciosos, costumam ser bem-sucedidos na sua profissão, mas a indecisão muitas vezes os impedem de concluir projetos importantes. Em contra-partida, quando a fé os imupulsam são capazes de ultrapassar grande barreiras e de grandes feitos.
Sonham com o poder e adoram se divertir, às vezes promovendo grandes confusões. Muitos não possuem sorte no amor.
Na saúde precisam ter cuidado com os rins, a coluna e as pernas.
8- Ejionilê
Oxaguian                   “Quem carrega o corpo é a cabeça”
Pessoas com esse Odú são valentes, guerreiras, mas são generosos, delicados e tolerantes. Honestos por natureza, organizados e metódicos, calmos e dignos de confiança.
Esse Odú, faz com que sejam hospitaleiros e modestos nas atitudes e gostos. São bons pais, mães, bons maridos, boas esposas e bons filhos.
Não se deixam influênciar e a respeito das opiniões contrárias, fazem o que pensam. Aceitam os reverses da vida com resignação. Levam uma vida quase sem sofrimento e são considerados bon vivans. São sujeitos à acidentes graves.
Amam com intensiadade e têm amizades sinceras. Quando são repudiados ou sofrem traições, podem se tornar vingativos. Devem  evitar o uso de bebidas alcoolicas, carnes vermelhas e se vestirem de branco às sextas-feiras e cuidar muito do sistema nervoso central.
9- Ossá Meji
Yansã “Seu melhor amigo e seu pior inimigo”
Pessoas com esse Odú são dominadoras, conquistadoras, exêntricas, agressivas, atrevidas, ingratas, egoístas, impacientes, coléricas, possessivas, cruéis, briguentas, arrogantes, organtes, explosivos e levianas.
Ardilosas, lutam para conseguir atingir os seus objetivos. Não gostam de ser enganados, mas enganam, embora possam até certo ponto serem leais e fiéis. Apesar de tudo, têm boa índole, não guardam rancores, são despreendidos e generosos.
Têm uma vida sexual intensa, com parceiros e atividades variadas. Adoram um bom escândalo e não se preocupam com eles. Não ligam para falatórios a seu respeito. Quando apaixonados, são delicados e ciumentos. Adoram atitudes escândalosas, atrevidas. Gostam de roupas e enfeites coloridos, berrantes e ousados, com tendência para a cafonice. Não gostam de criar, nem de cuidar de crianças.
Viajam muito, são excelentes comerciantes, com muito faro e tino para negócios.
Sofrem com problemas nos genitais.
10- Ofun Meji
Oxalufan                     “Aquele que vence os obstáculos, aqui nasce a maldição!”
Pessoas com esse Odú são inteligentes, tem muita força moral e são apegados aos bons costumes. São simples, pacientes, resignados, delicados, paternais, generosos e hospitaleiros.
Têm um auto-controle muito grande e são calmos, respeitáveis e dignos de confiança. Planos e projetos, se colocados a seu cargo são executados a despeito de qualquer contra-tempo. Entretanto, são egocêntricos, frios, impessoais, lentos, fechados, silenciosos e reservados.
Teimosos, indomáveis e calculistas, sua complacência é falsa e não sabem perdoar.
Na saúde precisam sempre cuidar do estômago e da pressão arterial.
11- Oworyn
Oxumarê               “Se vai e volta, não seja mal agradecido”
Pessoas com esse Odú são inteligentes, dinãmicas, pacientes e perseverantes, não medindo esforços em seus empreendimentos.
Sonham com a riqueza e são sempre bem-sucedidos na vida. Apreciam as artes, Têm gosto apurado, acuidade visual e sentido de cores. Elegantes. altivos e irônicos acham-se sempre melhor do que os outros. São maledicentes, fofoquieros, intrigantes e indiscretos, procuram pulverizar seus adversários com grande eloqüência.
São inseguros, seduzem com falsas promessas de poder e riqueza. São generosos quando desejam algo, mas no amor, estão sempre lutando para se impor ao objeto de seus desejos. Apresentam dupla personalidade ou são bissexuais.
Têm vida longa, mas as más influências e a falta de fé os leva a enfrentarem dificuldades materiais e a só alcançar o sucesso depois de grandes sacrifícios. Sâo volúveis e fracassam no primeiro casamento.
Na saúde, tem problemas com a garganta, sistema reprodutor e aparelho digestivo.
12- Ejila Xeborá
Xangô                  “Quando há uma guerra, o soldado nunca dorme”
Pessoas com esse Odú são machistas, conquistadoras, prepotentes e teimosas. São enganadores natos, mas não gostam de ser enganados. Libertinos, sensíveis às pessoas, são maridos infiéis, ciumentos e vingativos. São senhores de várias mulheres, provocam e estimulam paixôes violentas. São apegados às mães, podendo inclusive praticar o incesto, nem que seja em pensamento.
Valentes, agressivos, cruéis, voluntários, enérgicos, caprichosos e institivos, tendem a ser líderes compulsivos e violentos. Embora guardem um profundo e constante sentimento de justiça, são severos ou benevolentes, segundo o humor do momento. Quando lhes convém, são honestos.
Usam o encanto pessoal, para com muito tato, fazer conchavos. Geralmente usam as pessoas e quando não precisam mais delas, as desprecia ou as destrói.
Arrogantes e vaidosos, sensuais e glutões, amam a vida e tudo que lhes dê prazer e querem sempre o melhor para si.
13- Ejiologbon
Nanã                “A morte lhe anuncia uma nova vida”
Pessoas com esse Odú são trabalhadoras e eficientes. Tem dotes materiais muito aflorados. São sábias, carinhosas e devotadas. Extremamente organizadas, são previdentes e sempre agem com muita calma, benevolância, gentileza e dignidade.
São pessoas lentas, indulgentes, bem equibradas e justas. Normalmente educam com excesso de doçura e mansidão. Entretanto, zelam pelos bons costumes não aceitando mentiras, desonestidades ou falsidades. Em determinados momentos tornam-se extremamente intolerantes e vingativas.
Algumas pessoas desse Odú, tornam-se taciturnas, mal-humoradas, ranhetas e vaidosas, gostando de solidão. A maioria acredita que tudo na vida é transitório e aceitam com resignação os sofrimentos físicos, emocionais e espirituais. Além disso, sua profunda fé termina por lhes assegurar vitória.
Sem sorte no amor, são dotados de mão de cura e se destacam nos serviços médicos e de assistência psicológica e terapias alternativas.
Precisam sempre ter muito cuidado com baço e pâncreas.
14- Iká
Ossaim                     “Aquele que tira água com peneira”
As pessoas com esse Odú são introvertidas, desconfiadas e esquisitas, de temperamento discreto, São desligados, gostam de liberdade e são desprovidos de interesses materiais, embora possam ser ricas. São imprevisíveis e podem ser bissexuais.
Sâo tolerantes, de bom coração, adoram plantas e animais. Equilibrados, são capazes de controlar seus sentimentos e emoções, julgando os semelhantes através do que sentem e não das convenções sociais.
Belos e sensuais, tem aparência juvenil e forte poder de sedução. Vivem paixôes arrebatadoras, mas passageiras e estão sempre em busca de novos amores.
Possuem muito talento para a magia e uma enorme força espiritual, que se manisfesta através do olhar. Tem tendência a ter conflito psíquicos e problemas nas articulações que podem lhe causas problemas de locomoção.
15- Obeogundá
Oba                      “Um soldado está sempre alerta”
Pessoas com esse Odú são vaidosas e incompreendidas, têm sucesso nos negócios e nos ganhos por serem decididos e agressivos. Vão até às ultimas conseqüências para alcançar seus objetivos.
Gostam de acumular bens e são voltados para o feminismo ativo e têm posições bem definidas. São dotados de ciumes móbidos, e implacáveis quando traidos por amigos.
Sofrem desilusões amorosas e isso acentua sua agressividade e seu sentimento de rejeição. Têm saúde frágil e estão sujeitos a problemas nos olhos, ouvidos e pernas e, também, disturbios do sistema neuro-vegetativo.
16- Aláfia
Orumilá                “Aquele que abençoa a todos”
Pessoas com esse Odú são calmas, racionais e mesmo sendo muito raro, esse Odú faz com que as pessoas tenham domínio sobre suas paixões. São excelêntes na área de vendas e de artesanato.
Desistem facilmente dos seus projetos e perdem o interesse por aquilo que já conquistaram. Estão sempre sujeitos à problemas cardiovasculares, psíquicos e de visão.

78 comentários:

  1. Respostas
    1. Nunca da área zero... No seu caso o resultado da testa é o somatório de toda a segunda coluna e não o último dígito dela... No seu caso seria 22... Como excede os 16 odús VC soma os números, ou seja, 2+2=4... Odú irossum

      Excluir
    2. pra que servem as colunas 1 e 2 se nao as usa?
      no exemplo dei c1=10 e c2=22 que deu 4 certo?
      aonde eu uso esses numeros posteriormente ?
      pois no exemplo esta usando o 7 na c1 e o 8 na c2, que seria de 1978 das duas colunas, ficou meio confuso!
      poderia me ajudar?

      Excluir
  2. Quando dá 22 ou outro numero tipo 31 o certo sera subitrair-se 16, assim 22-16=6 e 31-16=15?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa NT José: São 16 odúns certo. Se o número passou de 16, por exemplo vc disse: 22 então terá que somar 2+2=4. e se deu 31 terá que somar 3+1=4.

      Excluir
    2. Aprendi da maneira que jose renato laporta falou. Ótimo texto. Parabéns.

      Excluir
    3. Olá boa tarde axé minha data 27-05-1966 da tudo 9 testa nuca esquerda direita e centro será que está correto tudo osá??

      Excluir
    4. Isso mesmo... Tudo Osá Kleber Romano... Pessoa difícil VC hein...

      Excluir
    5. SOMOS ESPECIAIS SÓ ISSO!!!! odu 9.rsrsrsr

      Excluir
  3. Entre a testa e o fronte direito existe uma linha diagonal que eu não me recordo que nome recebe. Como calculá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa linha diagonal corresponde à sua placenta que diz qual orixá te gerou... Alguns dizem, com grandes divergências, que esse seria o seu juntó

      Excluir
    2. Bom dia! E como fazer esse calculo?

      Excluir
  4. Muito rim isso, pois não fala o santo certo e pode acabar com a vida de uma pessoa..
    AXÉ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago Renan, a cabala ou numerologia é somente um direcionamento... VC deve confirmar no jogo de búzios e/ou Ifá... Somente conseguirá confirmar nos búzios se for pai de santo, ou seja, egbomi (mais de 7 anos de obrigação).

      Excluir
  5. Sera que o Sr poderia ver pra mim tentei fazer e não consegui meu nome valeska Cabral Gurgel data 16/08/1976

    ResponderExcluir
  6. Raphael Rodrigues, quando a pessoa possui tudo 9,porque as pessoas dizem que é ruim? Que é algo tão negativo. Poderia por favor ter a gentileza de me explicar, poque nao entendi bem.
    Grata!
    Mari

    ResponderExcluir
  7. sou de iemanja ogumte nacido 13 do 05 de 1957

    ResponderExcluir
  8. Joana Darc da Conceição
    gostaria de saber a minha cabala desde já meu muito obrigado .
    Minha data de nascimento 29/10/1978

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testa:8
      Nuca:2
      FD:10
      FE:2
      Odu central:10
      Ofun meji

      Excluir
    2. O meu resultado deu quase a mesma coisa a única diferença foi a nuca que deu 9 Minha data de nascimento 24 do 11 de 1991 será que e está correto

      Excluir
  9. sou marli nao estou conseguindo fazer me deram oxum ,oya e iemanja
    minha data 15/02/1974 preciso fazer minha feitura mais estou com medo que façam errado

    ResponderExcluir
  10. Realmente deu certíssimo os meus país de cabeça Iemanjá e Xango como calculo pra saber o meu djuntó ?

    ResponderExcluir
  11. Realmente deu certíssimo os meus país de cabeça Iemanjá e Xango como calculo pra saber o meu djuntó ?

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber a minha cabala teria como ?

    21/10/1980 leniza oliveira de souza desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  13. O meu deu testa 4. Fronte esquerda 8. Fronte direita 13. Nuca 9. Centro 10.

    Poderia me explicar o isso exatamente significa?

    Nasci em 29/03/1994.

    Obrigada e gostei muito do seu blog.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite!As vezes fico com muita dúvida,a cabala confirma qual é o nosso orixá ou só o nosso carrego, só um direcionamento?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!As vezes fico com muita dúvida,a cabala confirma qual é o nosso orixá ou só o nosso carrego, só um direcionamento?

    ResponderExcluir
  16. NÃO ENTENDI MUITO BEM EU SÓ ACHEI A CABEÇA QUE É 4 IROSSUN A TESTA, NUCA E FONTE DIR / ESQ NÃO ACHEI MINHA DATA DE NASCIMENTO É 26/10/1966 VC PODERIA ME AJUDAR A DEFINIR
    GRATO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA NOITE, NÃO ACHOU PORQUE ISSO NÃO MUITO OBVIO TEM DE TER OS ENTENDIMENTOS DE ODU...



      EU SEMPRE FIZ O ODU SOBRE O MERINDILOGUN LÁ O PAI DE SANTO MONTA SUA CABALA E TE DIZ CADA SIGNIFICADO DE CADA NUMEROLOGIA E ITAN DO ODU . ME CHAMO ROBSON SANTOS SOU INICIADO E BABALORIXÁ ..

      Excluir
  17. Gostaria de saber a minha cabalá meu é 01/09/1988

    ResponderExcluir
  18. data de nascimento:13/12/1978

    Coluna 1= 10
    Coluna 2= 22
    Que será na redução 2+2= 4.

    Não entendi essa matemática!!!Alguém para me esclarecer???

    8- Então, escreva o numero correspondente à soma da coluna 2 (8 no exemplo)****AQUI NÃO SERIA 4?no ponto referente à testa e o número correspondente à soma da coluna 1 (7, no exemplo)****AQUI NÃO SERIA 10? no ponto referente á Nuca

    ResponderExcluir
  19. Estou tentando fazer o teste mais não consigo, alguém pode me ajudar? data de nascimento e, 22-09-1967 , ajuda aí vai por favor.

    ResponderExcluir
  20. alguém aí pode me ajudar sou de 22-09-1967,estou tentando fazer o teste e não consigo, ajuda aí vai.

    ResponderExcluir
  21. alguém aí pode me ajudar sou de 22-09-1967,estou tentando fazer o teste e não consigo, ajuda aí vai.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde .. gostaria da confirmação se o meu é o 7... pois minha data é 26/02/1986... grato

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde .. gostaria da confirmação se o meu é o 7... pois minha data é 26/02/1986... grato

    ResponderExcluir
  24. boa tarde,minha data de nascimento é 13/11/1975 testa 9,nuca 10,f.dir 10 e f.esq 11 é isso? se for não tem muito haver cmg.seria possível isso?ser tão diferente minha personalidade ou fiz errado?

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde,
    Gostaria de saber a minha cabala. 26/01/1977. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  26. gostaria de fazer minha udologia sandrahelena da silva guimaraes nasci 02-10-1972.meu rssandrahelena@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. gostaria de fazer minha udologia sandrahelena da silva guimaraes nasci 02-10-1972.meu rssandrahelena@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Bom dia
    O meu central (cabeça) deu 11
    Oya
    Exu
    Ossain
    Egum
    Como eu entendo isso?
    Saiu esses 4

    ResponderExcluir
  29. Boa noite o meu odu cabeça deu 16 pra 12 esquerda , direita e centro 9! Qual é o meu orixá de cabeça ?

    ResponderExcluir
  30. Eu sou Diogo Calculei e deu o seguinte cabeça= 16 pes=12 direita,esquerda e centro = 9. Qual é o meu orixá de cabeça ?

    ResponderExcluir
  31. Poderia me ajuda a fazer minha cabala 03-01-1999

    ResponderExcluir
  32. Se meu odu e 9 ( Ossá )
    Como eu Possa Ser De Bessem?

    ResponderExcluir
  33. O meu acho que me enrolei na conta
    Teria como me dizer qual é 06/07/1994

    ResponderExcluir
  34. Poxa eu não sei fazer. Sou péssima em números kkkkk. ... mas gostaria de fazer o da minha filha. ..Se alguém puder fazer pra mim agradeço. ...
    09/11/2017

    ResponderExcluir
  35. Queria saber comparando com o " seu " e 27.03.1978 e espero retorno, ok

    ResponderExcluir
  36. Tbm me enrolei no meu , nasci no dia 09/05/1981
    Mas pelos comentários à cima , faz tempo que ninguém responde .. tbm fiquei sem resposta .

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Fiquei com dúvidas em alguns detalhes: de acordo com a cabala,como posso saber qual o meu orixá de cabeça? Sendo q tem o odu de nascimento,testa e centro.
    E de acordo com a tabela cada odum tem vários orixas correspondentes,como vou saber qual o meu?

    ResponderExcluir
  39. Eu sou 01/01/1970 qual seria meu odu destino da minha vida.quro aprende fazer minha cabala.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite, Qual seria o meu 18/07/1994. Pelos cálculos que você ensina o meu seria TESTA = YEMAJÁ, NUCA = OSSÁ, CENTRO = XANGÔ, FRONTE DIREITA = NANÃ E FRONTE ESQUERDA = OXAGUIÃ? POR GENTILEZA TIRA MINHA DÚVIDA POR QUE A SOMA DAS COLUNAS 1 E 2 ENTÃO?

    ResponderExcluir
  41. E se tiver 0

    Exemplo: 27/12/2000

    2 7
    1 2
    2 0
    0 0
    = 5 e 9 correto?

    ResponderExcluir
  42. bom dia uma pergunta como agir com uma pessoa que deu tudo 9 OSSA MEJI GRATIDÃO.

    ResponderExcluir
  43. Boa noite gostaria de saber a minha cabala se alguém puder me ajudar.
    Data de nascimento 15/06/1992

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  44. Boa noite,fizeram sou cabala e o centro deu negativo.Será alguém pode me ajudar? 04/07/1967

    ResponderExcluir
  45. Gostaria de fazer minha cabala 29 01 1994

    ResponderExcluir
  46. Boa noite,minha data 27.10.1961, deu testa 8,Dir.e esq.9,nuca 10,estou achando confuso pois o búzios q meu pai jogou de frente Iansa e é só ela que incorpóreo,pode esclarecer?

    ResponderExcluir
  47. Nossa quanta gente preguiçosa...
    Se a pessoa não sabe calcular não faça ué!
    "Ain não achei meu odu disso..."
    "Ain não achei meu odu daquilo..."
    "Calcula pra mim..."

    A pessoa ensinou a fazer, coisa difícil de acontecer, pq quem sabe não ensina e ainda querem q faça, aaaah por favor né!
    Se não sabe não faça, se quer fazer procura um pai/mãe de santo e se não tem segurança naquele pai/mãe de santo procura outro.
    Mas quanta gente folgada né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo quem quer corre atrás o mundo hoje em dia nao é tao dificil como era antes temos muotos acessos ai

      Excluir
  48. Tenho meio direita e esquerda em ossá...e sim é tiro porrada e bomba ...

    ResponderExcluir
  49. Nao sei se riu se choro kkkkkkk ogum na cabeça eita lasqueira

    ResponderExcluir
  50. BOA NOITE, REPAREI QUE ODU DO CENTRO É O MESMO VALOR TBM DA SOMA DOS 4 PONTOS CORRETO, SENDO QUE QUANDO SOMO MINHA DATA DE NASCIMENTO O TOTAL DA 37 QUE SERIA 10, MAS QUANDO SOMO OS QUATRO PONTOS DA 40 QUE SERIA 4. O MEU ODU É 10 MESMO? MINHA DATA DE NASCIMENTO É 24/08/1976

    ResponderExcluir